Viajar na alta ou na baixa temporada? Prós e Contras!

Pretende viajar recentemente? Já definiu local e data?

Neste post vou apresentar algumas dicas sobre alta e baixa temporada, bem como suas vantagens e desvantagens.

A alta temporada é o momento em que um local está bombando, todo mundo indo visitar, já a baixa temporada é quando o local tem uma quantidade bem reduzida de visitantes.

O que é melhor, viajar na alta ou na baixa temporada?

Não existe resposta correta para esta questão, tudo depende principalmente do perfil do viajante. Por exemplo, quem procura agito certamente prefere a alta temporada, já quem gosta de um pouco mais de sossego vai preferir a baixa, mas, entre a alta e a baixa temporada eu ainda classifico que existe a média temporada, que é quando um local não está bombando e nem está vazio.

Em relação aos custos, viajar na baixa temporada é muito mais barato, como já disse no post sobre planejamento de viajem, viajar na baixa temporada, pode representar economia de até 70%.

Em relação às atrações e passeios de uma viagem, na alta temporada teoricamente significa poder curtir ao máximo o que um local pode te oferecer, já se viajar na baixa, pode ser que nem tudo esteja disponível pra você fazer, afinal, as empresas reduzem a capacidade de atendimento para reduzir os custos, pois a baixa temporada não gera tanto lucro para elas. Em contrapartida, pode ser que o tumulto da alta temporada prejudique a disponibilidade das atrações, já na baixa temporada é difícil disso acontecer. Portanto, cada destino precisa ser analisado para ver a melhor data para viajar, balanceando os custo e atrações, para que você possa curtir ao máximo e gastar o mínimo possível.

É importante que você verifique o seu destino e veja como ele funciona na baixa temporada. Existem locais onde praticamente tudo é fechado, mas existem locais que mesmo na baixa temporada você conseguirá fazer tudo o que é feito na alta. O diferencial é que os locais vão estar mais vazios e você vai gastar menos.

Não adianta você ir para o Valle Nevado no verão pelo fato de ser mais barato, pois sendo um destino de neve, no verão as estações de esqui estarão fechadas e você não poderá curtir o local de maneira apropriada.

Por outro lado, temos outro exemplo, mesmo indo para o Ceará no inverno, você vai pegar vai pegar calor, e por se tratar de baixa temporada, tudo será muito mais barato, praticamente com as mesmas atrações do verão e com menos tumulto, pois O número de pessoas é menor, isso facilita a comunicação e permite um atendimento mais exclusivo, além disso, em alguns casos pode aumentar o tempo de permanência nos passeios, possibilitando maior aproveitamento.

Em locais mais frios, a média temporada pode ser a solução para uma viagem com diversão e baixo custo, pois você poderá pegar neve e por não ser alta temporada os preços vão esta mais baixos. 



É isso aí galera! Essas foram as dicas para ajudar você a escolher em qual temporada viajar.

Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.

Quem tiver experiências para compartilhar é só comentar.

Espero ter ajudado.

Abração



Thiago Gênova


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!