7 cidades pra curtir o carnaval em Minas Gerais

Nesses dias que antecedem o carnaval, algumas pessoas vieram a mim, perguntando se eu tinha alguma dica de onde curtir uma folia bacana.

Eu particularmente não tenho a mínima vontade de encarar horas na estrada para pegar a serra e descer para o litoral, onde basicamente carros com alto-falantes enormes disputam pra ver que faz mais baderna.
Sou adepto do carnaval do interior, sempre muito animado, com muito agito e curtição.  Você irá curtir blocos de rua e escolas de samba locais e até apresentações de artistas famosos. 
Neste post, vou citar 8 cidades mineiras onde você poderá desfrutar desse tipo de carnaval.
  1. Ouro Preto é uma cidade universitária do sudeste de minas, que fica aproximadamente a 100km da capital Belo Horizonte, lá ocorre um dos mais tradicionais carnavais de rua do Brasil. Na terra de Aleijadinho a organização dos blocos é feita pelas repúblicas estudantis da cidade, que hospedam os visitantes, patrocinam as festas e promovem toda folia. Nos quatro dias de festas, a cidade reúne gente de todo os lugares, inclusive gringos. Os principais blocos que desfilam pela cidade são: do Caixão, Ladera, K-lango Doido,Cabrobró, Ourô Pirô, da Praia, Monstro, Baú da Xita, da Forca e Chapado. Artistas famosos também costumam se apresentar na cidade durante o carnaval.

  2. Diamantina é uma cidade do nordeste de minas gerais, que fica aproximadamente a 300km da capital Belo Horizonte, a grande atração da cidade no carnaval é o bloco Biri Biri, conduzido pelos grupos Bat-Caverna e Bartucada, conta com apresentações de DJs, e dentro do bloco que ocorre na praça do Mercado Velho existe também um espaço VIP, com open bar dedicado a quem quer curtir uma folia mais elitizada. Blocos de rua tradicionais também desfilam pela cidade durante o carnaval. Alguns deles são: Xai-Xai, Rato Seco, Chega Chegando, Pena Branca, Sapo Seco. Artistas famosos também costumam se apresentar na cidade durante o carnaval. 

  3. Muzambinho é uma cidade do Sul de minas gerais, que fica aproximadamente a 400km da capital Belo Horizonte, conhecido como um dos carnavais mais agitados do Brasil. O principal bloco da cidade é o Vermes & Cia, que ocorre no Parque da Folia, ambiente fechado com venda de abadas. Uma característica do carnaval de Muzambinho é que a folia é no estilo do carnaval baiano (salvador), com trios elétricos e artistas se apresentando. Na Av. Américo Luz, desfilam blocos tradicionais e escolas de samba da cidade.

  4. Santa Rita do Sapucaí é uma cidade do Sul de minas gerais, que fica aproximadamente a 400km da capital Belo Horizonte. A cidade tem como sua grande atração o Bloco do Urso, que dura praticamente todo o carnaval e sua principal característica é a apresentação de artistas de peso no cenário nacional. Para participar é necessário adquirir o abadá do bloco.

  5. Tiradentes e São João Del Rei são cidades do Sudeste de minas gerais, que ficam aproximadamente a 190km da capital Belo Horizonte. Por serem cidades vizinhas elas disputam os foliões durante o carnaval, com uma variedade de blocos os foliões se dividem onde vão passar a noite de folia. As cidades apresentam apenas carnaval de rua com escolas de samba e blocos locais. A principal atração em São João Del Rei é o bloco Vamos a La Playa, que atrai aproximadamente 50mil pessoas, ocorre durante o dia com caminhões molhando os foliões tipicamente fantasiados de banhistas. Em Tiradentes o principal bloco é o Ver-te-Cana, que tem a peculiaridade de distribuir gratuitamente cachaça pura para os foliões. As cidades não contam com apresentação de famosos, o que acaba atraindo um público diferenciado para a folia.

  6. Lambari é uma cidade do Sul de minas gerais, que fica aproximadamente a 350km da capital Belo Horizonte. Conhecida como a cidade com o metro quadrado mais disputado do carnaval mineiro, Lambari é uma cidade pequena, que faz uma folia gigante. Juntos, os blocos TERIM BEBIM e AHHH! fazem a folia na cidade, com apresentações de artistas famosos.



Além das atrações das festas de carnaval, cada cidade citada aqui possui suas particularidades em relação a passeios, gastronomia e compras. Vale a pena conferir entre as pausas da folia.

Para os interessados, segue uma tabela de distâncias entre as cidades citadas e as capitais mais próximas.



Belo Horizonte
Rio de Janeiro
Săo Paulo
Ouro Preto              
100km
400km
620km
Diamantina
300km
730km
850km
Muzambinho
400km
530km
320km
Santa Rita do Sapucaí
400km
350km
220km
Tiradentes
190km
330km
480km
Săo Joăo del Rei
190km
330km
470km
Lambari
350km
330km
270km


É isso aí galera, caso estejam procurando um destino para o carnaval, principalmente em Minas Gerais, espero ter ajudado.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece o carnaval em alguma das cidades citadas e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

2 comentários:

  1. por favor me ajude qual a cidade mais proxima de são paulo para curtir o carnaval? gosto do carnaval com frevo e marchinhas bem típico mesmo!!! Obgda!!! Clécia

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!